a·li·e·na·do. aquele que, voluntariamente ou não, se mantém distanciado das realidades que o cercam.

Neoliberal Born Killers (02/10/2014)

Por Frederico Bernis

Queria entender uma coisa.

A receita neoliberal (estado mínimo e a auto-regulação do mercado) levou à crise de 2008: o Lehman Brothers quebrou, deflagrou a tal crise mundial de 2008 (muito bem retratada no filme Inside Job).

Por causa dessa crise neoliberal, a Grécia quebrou, o desemprego na Espanha disparou e até a Alemanha está sinalizando uma recessão.
Aqui no Brasil, Lula e Dilma adotaram outra receita, explicitada no Programa de Governo de Lula em 2002: “ampliação do emprego e da renda per capita e, consequentemente, da massa salarial que conformará o assim chamado mercado interno de massas. O crescimento sustentado a médio e longo prazo resultará da ampliação dos investimentos na infraestrutura econômica e social e nos setores capazes de reduzir a vulnerabilidade externa, junto com políticas de distribuição de renda”.

Graças a essa política de Lula e Dilma, o Brasil não se enterrou na mesma crise que vários outros países enfrentaram. O desemprego é o menor da história e a inflação não fugiu do controle. Vimos pela primeira vez em mais de 500 anos de história ocorrerem simultaneamente o crescimento econômico, a distribuição da renda e a valorização dos direitos sociais. Mas o país, é claro, não é invulnerável e também paga o preço da crise internacional provocada pelo neoliberalismo.

O que me espanta é ver agora que os 2 principais candidatos de oposição apostam numa fórmula infalível pra combater os problemas criados pela receita neoliberal: mais neoliberalismo! Menos estado, mais mercado!

Tá pouco de neoliberalismo, caras. Manda Mais!
Alguém nos ajude, Lázaro, a entender.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 02/10/2014 por em Economia, Frederico Bernis, Política.
%d blogueiros gostam disto: