a·li·e·na·do. aquele que, voluntariamente ou não, se mantém distanciado das realidades que o cercam.

A história se repete (01/04/2015)

No dia em que o golpe militar de 64 completa 51 anos (31/03/2015), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou ao lado de diversos movimentos sociais do ato chamado de Dia Nacional de Mobilização – “Democracia sempre mais, ditadura nunca mais”, na quadra do Sindicato dos Bancários, no centro da capital paulista. Em seu discurso, Lula fez um interessante paralelo entre as manchetes nos jornais durante seus 2 mandatos e as manchetes atuais contra a Presidente Dilma.

Veja aqui o vídeo:

Chama atenção a similaridade entre o que ocorria na época na mídia e em alguns setores mais abastados da nossa sociedade, embora, como salientou o próprio Lula, enfrentemos agora um momento de maior virulência nas críticas contra o governo. Para melhor retratar essa similaridade, segue abaixo um clipping com algumas dessas manchetes da época (2003 e 2007) que ratificam o discurso de Lula, e que podem ser facilmente encontradas na internet.

01-popularidade cai

Em 2003, ainda no início do governo Lula e já com alguns bons indícios (“inflação domada”), a Revista Veja já usava da estratégia de tentar criar um clima de pânico.

02-fuja do brasil

A mesma tática de fabricar uma atmosfera de medo também foi utilizada pelo Estadão.

03-retira direitos

Na Folha, Gilberto Dimenstein acusava Lula de retirar direitos dos trabalhadores. Se abrirmos a Folha hoje, provavelmente encontraremos o mesmo texto, com Dilma como sujeito da frase, no lugar de Lula.

04-vaiado

Em 2007, a elite (que é quem tem condições de comprar ingressos caros para frequentar estádios em grandes eventos) já vaiava o governo petista.

05-manifestações

Sim, havia manifestações contra Lula.

Ao fim do Governo Lula, o quadro que se viu foi bem diferente daquele pintado pela mídia. A esperança venceu o medo. O que se espera, agora, é que ao término do segundo mandato de Dilma, em 2018, possamos dizer o mesmo.

Anúncios

Um comentário em “A história se repete (01/04/2015)

  1. Bem Visitado
    02/04/2015

    Republicou isso em BEM VISITADO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 01/04/2015 por em Frederico Bernis, Política.
%d blogueiros gostam disto: