a·li·e·na·do. aquele que, voluntariamente ou não, se mantém distanciado das realidades que o cercam.

Até que enfim o país está mudando! (04/03/2016)

*Por Frederico Bernis

1888: Princesa Isabel ousou desagradar a elite brasileira. Assinou a Lei Áurea abolindo a escravidão sem indenizar os proprietários de escravos que, por isso, se sentiram traídos e articularam a queda da Monarquia no ano seguinte.

1954: Getúlio Vargas, presidente apelidado de “O Pai dos Pobres” e responsável pela criação da CLT e do salário mínimo (tem até a célebre capa do Jornal O Globo dizendo: ”Considerado Desastroso Para o País um 13º Mês de Salário”) desagrada a elite brasileira que articula um golpe para derrubá-lo. Getúlio dá um tiro no peito causando comoção nacional e com isso consegue adiar temporariamente o Golpe.

1964: Jango, herdeiro político de Getúlio é considerado perigosamente esquerdista pela elite que, usando da mídia e das Forças Armadas, põe o exército na rua com o apoio da classe média e promove o golpe que impôs ao país 21 anos de ditatura militar. Quem não se lembra do célebre editorial de O Globo no dia seguinte ao golpe intitulado: “Ressurge a Democracia!”

2016: Lula, presidente responsável por programas sociais como o Fome Zero e o Bolsa Família, que retiraram 40 milhões de pessoas da miséria, apontados pela ONU como modelo MUNDIAL de combate à pobreza, responsável também pelo aumento do salário mínimo e seu poder de compra. Resultado: desagrada à elite que, percebendo que não há mais clima no país para repetir um golpe militar, mais uma vez usa a mídia para insuflar a classe média e assim tentar legitimar um golpe pela via jurídica.

Aí o cara assiste a esse golpe sendo transmitido ao vivo na TV e fala:

“Nossa! Até que enfim o país está mudando!”

SABE DE NADA, INOCENTE.

Links:

  1. http://wp.me/p4BC6o-9V
  2. http://www.ebc.com.br/noticias/politica/2014/08/suicidio-de-vargas-adiou-golpe-militar-por-10-anos
  3. Considerado Desastroso Para o País um 13º Mês de Salário – http://i.imgur.com/P3Kcodi.jpg
  4. Ressurge a Democracia! – https://goo.gl/ryOvgR
Anúncios

2 comentários em “Até que enfim o país está mudando! (04/03/2016)

  1. marcos vilela
    04/03/2016

    cara, sou fã do blog. acho teu clipping de notícias excelente (tem um texto do paul verhaege que descobri aqui que até hoje releio).
    gostei que você escreveu, pelo menos é a primeira vez que vejo um texto do autor do blog.
    então, só queria ajudar pra você dar uma revisada no teu texto: com a abolição, a elite brasileira ganhou. e muito. ganhou estrada pra escoar café e lei de imigração, pra trazer mão de obra, entre outras coisas mais. articularam a queda da monarquia, junto à inglaterra, por que queriam dirigir e explorar o país diretamente, sem o empecilho de portugal (e continuariam enviando a remessa de lucros pra fora, sem nunca investir na terra que devassavam).
    essa entrevista aqui do alencastro (http://revistapesquisa.fapesp.br/2011/10/31/luiz-felipe-de-alencastro-o-observador-do-brasil-no-atlantico-sul/) fala um pouco disso. ele também tem textos mais detalhados sobre isso. e o florestan fernandes detalha perfeitamente o processo brasileiro no livro “a revolução burguesa no brasil”.

    desculpa o atrevimento. é que como acho o blog muito bom, imagino que tem uma boa galera que o acessa. e, claro, nesses tempos em que os fantasmas tão vivos e na rua, é legal sempre compartilhar informação.

    valeu!

    • fredericobernis
      07/03/2016

      Caro Marcos Vilela, muito obrigado pelas suas palavras e também pela sua informação.
      Esse texto que publiquei aqui foi inicialmente publicado no Facebook e, como você deve saber, infelizmente textos longos no Facebook acabam tendo pouco alcance e por isso a gente acaba ficando meio escravo dessa necessidade de ser sucinto demais (e assim corre o risco de acabar omitindo pontos de vista importantes como o que você citou).
      A informação sucinta sobre escravidão e queda da monarquia foi extraída do livro “1889”, do Laurentino Gomes”, que eu já havia citado nesse post aqui com maiores detalhes: https://alienado.org/2015/12/17/o-fim-da-escravidao-derrubou-a-monarquia-no-brasil-17122015/
      Um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 04/03/2016 por em Direitos Humanos, Frederico Bernis, Política, Sem categoria.
%d blogueiros gostam disto: